domingo, 12 de outubro de 2008

PATO FU NO REVISTA NOTA MUSICAL

Pato Fu agita noite de Santo André

Por:Alessandro Luiz de França


A banda mineira Pato Fu, se apresentou na noite deste sábado, (11), no SESC- Santo André, trazendo a Turnê de seu último CD “Daqui pro Futuro” e não decepcionou os fãs que estavam presentes. Dentro do horário marcado, o grupo subiu ao palco, para uma platéia bem diferenciada e deu início a um espetáculo musical bem elaborado, com performances animadas e com sacadas inteligentes de humor.

A vocalista da Banda Fernanda Takai, com sua voz suave e esbanjando simpatia, deu vida às canções que sempre marcaram os fãs do Pato Fu, com letras beirando ao lirismo e a boa poesia, podendo ser atribuídas ao guitarrista, compositor e produtor musical, John Ulhoa.
Com sua guitarra efervescente, John, contribuiu neste show com um afinco (que todo bom guitarrista que se preze faz ) suficiente para atrair a atenção, daqueles que estavam à frente do palco e não piscavam os olhos, diante de seus solos cheios de distorções e energia. Toda essa mágica que estava fluindo durante o show não faria sentido sem os músicos: Ricardo Koctus (baixo); Xande Tamietti (bateria); Dudu Tsuda (piano e teclados), que com entrosamento e eficácia deram consistência ao espetáculo, sem deixar cair o clima.

A banda fez pausas entre uma música e outra para conversar com o público, que estava entusiasmado. Já na primeira hora do show, percebi que existem bandas ousadas e que não se intimidam em buscar novas sonoridades visando qualidade e conteúdo.

Pato Fu recebeu a equipe do “Blog Revista Nota Musical” em seu camarim para uma entrevista. Veja Abaixo:

1-Como foi tocar para o público de Santo André?
Fernanda:
Infelizmente é um público que não vemos com tanta freqüência, o tanto quanto gostaríamos. Lembro-me da última vez que estivemos aqui, em meados dos anos 90, quando abrimos o show dos titãs.
Custou bastante para voltarmos. O público do ABC sempre cobra para tocarmos por aqui e sabemos que as pessoas saem daqui e vão para outros lugares assistir o nosso show.
Pelo menos agora, o intervalo foi menor com a nossa vinda ao SESC Santo André. Para nós, tocar nessa cidade é muito bom e sentimos o quanto público nos aprecia. É difícil ter um convite para tocar no ABC, mas quando temos, aproveitamos e fazemos um bom show.

2-Como surgiu á idéia do CD “Daqui pro futuro”?
Fernanda:
Foi um disco feito em casa, com muita calma e aos poucos, porque gostamos de trabalhar dessa forma, ou seja, ter música para se colocar num disco e não fazer música obrigatoriamente para um disco.
Gravar nossos discos era um processo que rolava durante as turnês, pois seguíamos o cronograma da gravadora e tínhamos, que por muitas vezes, lançar discos repentinamente, o que não era bem a lógica do que queríamos.
Então, este cd foi realizado de forma independente, com nossos próprios recursos e com a produção do John. É um trabalho que nos deixa muito satisfeitos, porque ele tem uma qualidade sonora muito boa e foi muito bem recebido pelos fãs e pela critica. Desde 92, quando a banda surgiu, nunca recebemos tantas criticas positivas como este CD. Isso é um sinal de que as pessoas se interessam pela nossa música
.


3-Você acha que o CD “Daqui para o futuro” segue uma linha mais ousada diferentemente de outros discos do Pato Fu?
John:
Ele é diferente e ao mesmo tempo, tem algo parecido com os outros discos do Pato Fu. Qualquer CD seguinte de nossos álbuns representa uma evolução musical ou uma escolha da banda, mas o diferencial deste disco está nas composições, que são lentas e calmas, contrastando com o que já fizemos de mais pesado em relação aos outros álbuns. Este é realmente a cara do Pato Fu.

4-Alguns músicos como Ed Mota e Lenine estão lançando alguns de seus trabalhos em vinil, como você vê essa idéia?
John:
Eu acho legal, mas eu não sou aquele sujeito saudosista, não tenho aquele fetiche por vinil. Obviamente isso é segmento de mercado. Fiquei sabendo recentemente que uma das poucas fábricas de vinil, no Brasil, será reativada. Acho isso muito bacana, pois tudo o que gera som é sempre bem vindo, desde a fita k-7 até um simples brinquedinho de música.


Agradecimentos:
A Banda Pato Fu e sua Produção- Pela gentileza e atenção!
Ana Carolina(Assessora de Imprensa-Sesc Santo André)-Obrigado pela força e esforço!
Em especial:
Denise Zachi- Pelos improvisos e Fotos!
Cristiane Vesterman-Pela dedicação!

5 comentários:

Anônimo disse...

Adoro o Pato Fú..
Realmente são geniais...

Anônimo disse...

são muito bons musicalmente!

Anônimo disse...

Muito legal a matéria do Pato Fú e já adicionei vocês ao meu mailing.
Um abraço
Claudio

Anônimo disse...

achei que era vc virus o link que vc´s deixaram na comunidade do Pato fu no orkut...rsrs...Brincadeirinha...mas não é naum...Jóia a entrevista...eles são gente boa e tocam pra cacete.....
flw

Anônimo disse...

´putz,perdi esse show!
imagino o que rolou,lá...
fica pra proxima...mó droga..
ah,eu vi o link de seu blog na comunidade do Pato Fu...
vlw