sexta-feira, 28 de agosto de 2009

NOVIDADE MUSICAL

O Rock Brasileiro vive um cenário estranho, que se altera a cada dia, com acontecimentos legais e outros menos produtivos e criativos. Para se buscar algo interessante é preciso correr atrás e saber o que rola neste meio. Em tempos de internet e downloads pagos é possível garimpar essas novidades.

Engajado nas inovações da net, o Blog Revista Nota Musical buscou e encontrou dentro do eclético mundo da música, a Banda RT, que é formada por Robi (baixo e voz), Tom (guitarra e Voz) e Anielo (bateria e voz).

O grupo formado por músicos profissionais com anos de estrada e que leva no currículo trabalhos com grandes nomes da música brasileira e internacional, traz um rock com arranjos trabalhados e canções que falam de amor de forma criativa. O CD “Nós somos o que já somos” está em fase de finalização e parte dele pode ser conferido no site oficial da banda (http://www.rtonline.com.br/).
Recém chegado de uma turnê no Sul do País e se preparando para o lançamento do novo CD, a Banda RT recebe o Blog Revista Nota Musical para uma entrevista exclusiva:

Confira:

1-Como surgiu à banda RT? Porque este nome?
A Banda RT surgiu do encontro de Tom e Robi, quando formavam a banda de apoio à cantora Deborah Blando. Ambos identificaram afinidade musical, e logo passaram a compor juntos. O nome RT vem de uma sugestão do produtor Skowa, para que, o trabalho se chamasse Robi & Tom, mas como esse nome dava uma conotação sertaneja optamos por usar apenas as iniciais RT, já que se trata de uma banda pop rock.

2-Quais as influências musicais que moldaram o estilo do grupo?
As influências são muitas, mas basicamente, de bandas de Rock nacionais e internacionais como Beatles, Led Zepelin, U2, Lulu Santos, Paralamas, Titãs e Capital Inicial.

3-A banda retornou de uma turnê em Santa Catarina. Como foi a passagem do grupo por lá?
Foi muito agradável. Fomos recebidos com muito carinho em todas as cidades por onde passamos. Ficamos felizes ao saber que as músicas são muito bem aceitas por lá, chegando muitas vezes entre as dez mais tocadas nas rádios. Com este resultado, pretendemos voltar, em breve, para realizar novos shows.

4-O RT está lançando o CD ”Nós somos o que já somos”. Qual a expectativa deste trabalho?
Esperamos que as músicas continuem caindo no gosto dos ouvintes e em todas as rádios. Assim, teremos a oportunidade de fazer uma boa estréia no cenário musical brasileiro, consolidando o nome RT em um futuro consistente e duradouro.

5- Existe um clipe do RT que está em fase de produção, qual a previsão de lançamento?
Vamos lançar no show do dia 29 de agosto, no “O Kazebre”, em São Paulo. Todos estão convidados a assistir o show.

6- Robi, você esteve na Europa aperfeiçoando seu conhecimento musical. O que aprendeu e qual é o cenário musical que estava acontecendo por lá?
Quando estive na Europa, passei seis meses por vários países, como: Itália, Espanha, Alemanha, França e Inglaterra. Viajava de trem e parava nas grandes cidades por alguns dias. Geralmente era bem recebido e fazia shows freqüentes em bares, praças e festivais, com muita proximidade ao público. Tive oportunidade de tocar com alguns músicos europeus e a troca foi muito enriquecedora. Fazia repertório variado indo de Beatles a MPB, geralmente no esquema “banquinho, voz e violão”. A experiência adquirida foi sensacional, pois “começava” a tocar violão e com essa prática pude me apresentar em variados públicos, além de experimentar músicas e estilos renovados. O cenário musical da época não era muito diferente ao de hoje, ou seja, basicamente Pop Rock, como U2, Gipsy Kings, Aha, entre outros.

7- Anielo, quais os melhores bateristas que você poderia destacar da atual música brasileira?
Na atual música brasileira tenho alguns preferidos, como Daniel Weksler (Nx Zero), Paulinho Fonseca (Jota Quest) e P.G (Thiuana). Estes são os nomes que mais me chamam atenção, devido à criatividade e a maneira que compõem os GROOVES "Ritmos/Levadas" das músicas. Também não posso deixar de fora o cara que em minha opinião ferveu o cenário do pop rock no Brasil, que é João Barone, do Paralamas. Ele é o meu preferido.

8- Tom, quais os artistas que influenciaram na sua formação como guitarrista?
Bom, foram vários, mas posso dizer em ordem cronológica, que começou com Peter Frampton, depois Jimi Hendrix, Van Halen, Jimmy Page, Ritchie Blackmore, Angus Young, Eric Clapton e Al di Meola. Mas para frente, veio o Steve Vai, Yngwie Malmsteen, Steve Morse e Paul Gilbert

4 comentários:

Gisele disse...

oi ale,não conheço essa banda onde vc encontrou eles???

Rick 2 disse...

naum curto esse tipo de som + legal a reportagem...

Lais Lavezzo Souza disse...

Faz tempo que não recebia os e-mail da Revista Nota Musical,eu ouvi o som da banda,parece que agrada.parabéns pela materia!!!

Douglas Maral disse...

interessante o som da banda,mas parece nx zero??...mas eu prefiro ouvir o disco inteiro para tirar conclusões...